Qualificar! Essa é a palavra chave para fomentar o desenvolvimento empresarial de Aparecida de Goiânia. Com esse intuito o presidente da ACIAG, Leopoldo Moreira Neto, inseriu a entidade em duas frentes de trabalho que visam oferecer oportunidades aos empreendedores aparecidenses, bem como aos universitários goianos.
Em primeiro plano dando prosseguimento as atividades do 8º Encontro Internacional de Comércio Exterior, os coordenadores dos cursos de Comércio Exterior e Relações Internacionais das principais entidades de curso superior de Goiás, os professores Dr. Diego Trindade (UFG – Universidade Federal de Goiás), Dr. Rafael Manzi (UNIP), Leandro (PUC-GO), e Flávia Melo (UNIALFA) farão um elo entre universitários e empresas, com o intuito de realizarem projeto de pesquisa voltado para exportação. Inicialmente serão 12 empresas aparecidenses contempladas. A internacionalista Cléia Araújo também acompanhará a execução dos projetos que serão apresentados em maio de 2022 em celebração ao centenário de Aparecida de Goiânia.
Uma outra vertente é o projeto Transformatec, idealizado pelo Prof. Dr. Júlio Cesar Valandro Soares, diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Federal de Goiás/Campus Aparecida. O intuito é dialogar com a classe produtiva visando voltar o curso de Engenharia de Produção da UFG para atender as demandas empresariais aparecidenses. Desta forma permitirá ao segmento produtivo ter a oportunidade de contar com profissionais alinhados às suas expectativas. Paralelamente, o empresário poderá contar, caso julgue pertinente, com a presença desses profissionais, engenheiros de produção, em seus ambientes produtivos, desde o início do processo de formação dos mesmos.
Leopoldo Moreira Neto destaca a relevância destes dois projetos pioneiros, que fomentaram toda cadeia produtiva de Aparecida. “Quando unimos forças como UFG, PUC, UNIP e UNIALFA é sinal que estamos no caminho certo. Tenho a convicção que tanto os projetos de exportação, quanto o Transformatec em breve servirão de exemplos para todo o Brasil, pois unem qualificação, geração de empregos e oportunidades para os empreendimentos aparecidenses”, enfatiza o presidente.